quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ponte Nova engorda seu cardápio

Por Lucas Lima
Imagens: Divulgação
.
Carne seca amostrada
.
Passo praticamente todos os dias em frente ao restaurante Ponte Nova, na Rua do Cupim, nas Graças. Quando vou à academia um pouco mais tarde, sempre vejo a movimentação dos clientes chegando ou saindo. Fachada simples, discreta, bem como o ambiente interno, também simples, mas com a pitada certa de arrojo. Salão tranquilo, com uma iluminação correta, bem ao gosto de Eliza: nem muito clara, nem muito escura. Cardápio enxuto, também sem muita afetação, mas com as técnicas e combinações ideais entre os ingredientes. Na última semana, Joca Pontes, o chef por trás de tudo, lançou, oficialmente, o novo cardápio, reforçando todas as afirmações acima – e confirmando mais um pouco o motivo do seu nome ser tão bem falado entre comensais e outros cozinheiros.

Ao todo, Joca acrescentou 12 novas pedidas ao menu, agregadas às 21 já existentes. Não há uma linha muito concreta de inspiração para as novas receitas: tudo é fruto das experiências em viagens, na cozinha, dos encontros com outros amigos de profissão. De comum em todas, as técnicas de preparo aos moldes franceses e a tentativa de utilização de ingredientes da terra. E quando eu falo “terra”, eu quero dizer terroir pernambucano mesmo. Recife, Carpina, Pombos, Glória do Goiatá são algumas das localidades de produção das aves, farinha, wasabi. Há, ainda, a busca por insumos orgânicos. Tudo, claro, para incentivar e colaborar com os produtores locais.


Limão galego
.
Mas vamos às novidades. Entre as entradas, a Carne seca amostrada [R$ 24], que traz a carne desfiada com lâminas de cebola roxa caramelada em agridoce de mel de engenho, pasta de jerimum com gengibre e tempurá de queijo coalho, uma pedida bem pernambucana. Em homenagem ao chef André Saburó, do Quina do Futuro, ele preparou o Limão galego, com camarões grelhados na manteiga de manjericão sobre salada de acelga com pasta de peixe e maçã, com ponzu de limão galego (molho japonês com saquê, molho de soja, vinagre de arroz e limão) e picadinho de castanha de caju [R$ 24]. 


Porco perfumado
.
Como prato principal, a dica é o Porco perfumado, com a carne confitada e salteada com cebola roxa e ervas frescas, flambada no conhaque e com toque de leite de coco, gengibre e limão galego, sobrepostos sobre casareccia (massa), finalizado com pó de bacon e lâminas fritas de pimenta dedo-de-moça. Também ganha vez o filé de tilápia grelhado no molho agridoce de vegetais, purê de wassabi, vagem na manteiga de alho e farofa crocante. Tudo, como já tinha dito, de certa forma, simples, sem muita pirotecnia na apresentação, mas com preparo e junções de sabores bem feitos e adequados, tornando o Ponte Nova aquele lugar ideal para não ter perigo de errar. 

Serviço
Rua do Cupim, 172, Graças – Recife/PE
Fone: (81) 3327.7226
www.restaurantepontenova.com.br

Nenhum comentário: