terça-feira, 2 de abril de 2013

Cozinhando risoto mais uma vez...

Por Lucas Lima
Imagem: Cacimba de Letras


Comecei 2013 com a promessa de cozinhar com mais frequência este ano. Tenho até ido mais à cozinha, mas preparando o básico mesmo, principalmente por estar em uma fase mais caseira. Como a família viajou no feriadão de Páscoa, tive que me virar sozinho e, novamente, tirei da manga uma edição do caderno de Sabores, da Folha de PE, sobre risoto. Ainda tinha arroz em casa e, como queria algo leve, fui na criação da chef Sofia Mota, um risoto de vegetais – acrescido de bacalhau, na minha receita modificada. 

Aproveitei o momento também para testar um dos ensinamentos já postado no blog O Félia, do querido Anderson Cintra, sobre a feitura caseira de caldo – ou fundo, como ele explica lá. Fácil e prático de usar aqueles caldos em cubinho, que se compra no supermercado, mas se todo mundo fosse olhar a taxa de sódio contida ali... Sem falar que, realmente, é possível dar um gostinho a mais fazendo em casa, com os ingredientes considerados essenciais e, claro, acrescentando coisinhas que fazem o paladar do cozinheiro feliz. 

Bom, com o jornal em mãos e o celular na tela do O Félia, fui preparando meu almoço. Acabei esquecendo de comprar brócolis, daí substituí por pimentão vermelho, para dar uma corzinha. No mais, segui a receita. Em relação ao bacalhau, fui colocando de olho mesmo. Desfiei grosseiramente e acrescentei até achar interessante – feeling de cozinheiro, né! 

Ainda preciso melhorar minhas montagens de pratos! Mas, no quesito risoto, já senti uma leve melhorada. O caldo, dessa vez, ficou melhor; o risoto em si ficou mais molhadinho. Mesmo doente, com febre, dor no corpo, consegui fazer um bom almoço de Páscoa! Pena que Eliza me ignorou e não pode provar!

Por Sofia Mota, do Café Porteño

Ingredientes:
 6 xícaras de chá de arroz arbóreo pré-cozido      
 1 e 1/2 xícara de chá de vinho branco    
 6 copos tipo americano de caldo de legumes               
 6 colheres de sopa de manteiga         
 18 colheres de sopa de parmesão fresco ralado
 12 flores de brócolis        
 12 colheres de sopa de alho-poró picado              
 18 colheres de sopa de abobrinha em cubos       
 6 colheres de sopa de berinjela em cubos              
 6 colheres de sopa de azeite         
 Curry a gosto    
 Sal e pimenta-do-reino a gosto  

Preparo: 
 Em uma panela, aqueça o azeite e refogue os vegetais. Reserve.
 Em outra panela, aqueça o caldo e o vinho. 
 Junte o arroz, mexa sem parar, até que solte o amido do arroz. 
 Agregue a manteiga e o parmesão, mexendo para dar cremosidade.
 Misture os legumes refogados, tempere com curry e corrija o sal e a pimenta.
 Sirva imediatamente.

Rendimento: seis porções.

Nenhum comentário: